terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bonjour messieurs, mesdames et mesdemoiselles!!!

Bem, há pouco mais de uma semana estou em Montréal, Canadá. Ainda não conheço quase nada da cidade e já vou me justificando: a primeira semana foi de um cansaço tremendo! Eu só queria dormir! Para quem não sabe, tenho aulas de francês das 9h30min às 16h30min, com um intervalo de uma hora para almoço. Isto significa 6 horas de aulas diárias - numa língua que eu não conheço bem! Além disso, a casa em que estou morando fica há uma hora da escola. O que quer dizer que saio de casa as 8h30min e chego após as 17h30min. Puxado? Nem tanto! O que eu acho que mais me cansa é o frio daqui! Na primeira semana todos os professores me perguntaram sobre minhas primeiras impressões sobre a cidade. A resposta estava sempre na ponta da língua: Montréal faz muito frio! É como viver dentro de um freezer! Sim, porque cheguei a pegar temperaturas de -30ºC! Quando faz 0ºC, é um "calorzinho" gostoso!
Mas, enfim, como eu ia dizendo, quase não saí na primeira semana porque o frio me deixava sonolenta. Mas, no último fim de semana eu conheci a Ville du Québec. É uma cidade muitíssimo bonita! E, pasmem, estava tendo Carnaval por lá! Isso mesmo! Carnaval! Hahaha, mas não como o do Brasil. Não que eu ache o carnaval brasileiro bom. Para ser bem sincera, não acho! Mas o nosso carnaval é muito mais... "quente", vamos dizer... em todos os sentidos! rsrs. Além disso, visitei l'Hôtel de Glace, um hotel feito todo em gelo. Exceto os banheiros, que eram aqueles químicos e ficavam fora do Hotel! rsrs. Mas, de resto, tudo de gelo! Dentro do hotel a temperatura era de -30ºC. Um frio desesperador! Fiquei uma hora e meia lá dentro e foi o suficiente para eu ficar preocupada - não sentia mais minhas mãos e muito menos meus pés!
Mas, como nem tudo é um mar de reclamações (rsrs, ainda bem!), devo admitir que estou AMANDO essa experiência! O que eu mais gosto é sair na rua e escutar todo mundo falando francês. É muito legal! Ainda que eu não entenda quase nada! Pego ônibus e metrô e, nesses momentos, tento, disfarçadamente, prestar atenção na conversa alheia para ver se entendo alguma coisa! E quase nunca entendo, mas isso não tem sido problema! Aliás, não acho que "comunicação" (detesto essa palavrinha) esteja sendo um problema: compro coisas, almoço fora, peço informação na rua. Tudo em francês! E tenho me saído bem. Na verdade, melhor do que eu esperava.
Também devo acrescentar que, ainda que tudo seja branco por aqui, achei Montreal uma cidade muito bonita! Acho interessante quando vou à escola e, de dentro do ônibus, vejo o sol iluminando timidamente os jardins brancos. E, no meio de toda a neve, o que se vê são pequenos pontos brilhantes, como se fossem cristais. É uma visão, sem dúvida alguma, bonita! Gosto também quando neva... Gosto de ver os flocos de neve caindo. Talvez, e muito provavelmente, porque é muito diferente de tudo o que eu já tinha visto.
Ainda que eu tenha dito, no último post, que esta não era a viagem dos meus sonhos - e continuo afirmando (ou melhor, negando): não é - confesso que ela superou minhas expectativas! O lugar é mais bonito que eu imaginei, as pessoas são infinitamente mais simpáticas e acolhedoras do que eu imaginei, o curso é mais legal do que imaginei e, claro, não poderia deixar de reclamar, o frio é muito maior do que imaginei (mas já estou me habituando...). Penso que todo mundo deveria passar pela experiência que estou passando. Uni o útil ao agradável: estou estudando uma outra língua e conhecendo lugares maravilhosos. Acho que posso dizer que nunca estive tão feliz!
Se eu sinto saudades? Muitas!!! Da família, principalmente, mas também dos amigos e do calor que eu tanto gosto! Mas procuro não pensar muito nisso, porque se não acho que eu desabo! 45 dias passam rápido! Agora, na verdade, faltam 33... rápido, não?

7 comentários:

Anônimo disse...

Que bom saber que vc está adorando a viagem...O frio já era de se esperar né?!
E a sua família aí, como é? Como são ruas, as casas, as pessoas? Nos conte mais detalhes!

E não espere que passe rápido, pois vc morrerá de saudades depois.

Bjs e aproveite muito, muito, muito!!!!

Estou com saudades!

PS: Leia meu email

Isa disse...

Que maravilha Evelin, dá até vontade de estar ai, mas logo passa a vontade hihihihi. Bjão, e continue curtindo...VC é mt corajosa, me sinto orgulhosa desta minha amiga hihihi

Unknown disse...

Prometi que escreveria, não prometi?! Demorou, mas cá estou!!! :)

Nunca fui muito bom para escrever... fiquei aqui pensando o que deveria falar para uma pessoa que conheço há quase 14 anos (ninguém precisa saber que faz uns 13 anos que a gente não vê!) e não cheguei a conclusão nenhuma. Então achei melhor escrever o que viesse a minha cabeça (até pq acho que assim é bem mais verdadeiro)...

Como falei ai em cima, faz muito tempo que a gente não se via (ainda faz!), mas por algum motivo (dívino??) a gente se encontrou nesse mundo virtual e começamos assim a reconstruir uma amizade, mesmo que seja virtual (por enquanto, espero!!!).

Ultimamente sinto muita saudades daquele tempo onde a nossa única preocupação era ter que estudar (e olhe lá), podiamos ficar a tarde inteira em frente a sua casa dando risadas!... Mas nem tudo é como a gente quer... crescemos, e com isso responsabilidades e problemas também aumentaram e as risadas daquele tempo de criança foram ficando cada vez mais raras!...

Não que crecer seja ruim, mas é que as vezes da vontade de fugir e ser criança novamente... vontade de jogar bola na rua, vontade de beber "tubaina" numa tarde inteira de sol ou mesmo só ficar em frente a sua casa dando risadas!... E é exatamente por esse motivo que estou aqui escrevendo esse recado para você...

Pois quando conversamos me sinto "criança" novamente, pois vc com esse seu ar de "mulher" mas ao mesmo tempo com aquele jeitinho de menina de 14 anos atrás me faz esquecer dos problemas e principalmente, você me faz sorrir de verdade!!!

Beijos...

Unknown disse...

a cidade não está mais toda "Branca" vc levou suas cores não.... é tão bom ver que vc tem aproveitado e encarado o desafio de frente, ainda que dê medo de que vc não queira mais voltar =( ou que os canadenses não deixem vc vir hehehe 33 dias passam rápido... ufa heheheh desjo que sua viagem seja cada dia mais repleta de novidades e descobertas, que esse sorriso lindo se abra todo dia de manhã e permaneça estampado no seu rosto sempreeee!!!
Adoro-te!

bjos

Unknown disse...

ki bom ke vc tá gostando Eviii!...Vc estuda bastante heim. continue passeando por aiii...tirando muitas fotos..pois essa será uma experiencia unica! como ai é mto frio mi contento conhecer por fotos...rsrs assim num sinto o frio ki vc senti..kkkk

beijos!

Cássia disse...

Realmente deve ser muito bonito! Mas aguentar todo esse frio... Não me espanta o fato de vc ficar muito sonolenta. Se aqui tinha dias q vc só pensava em dormir. Imagina com um frio desses.
Então tá...
Bjo!

Anônimo disse...

Que ótimo que está AMANDO (eu realmente esperava e torcia muito por isso), estou muitooooo feliz por você, aproveite TUDO, MUITO!!!