quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atendimento médico-hospitalar em Montréal


Desde a sexta-feira da semana passada eu sentia que algo não ia bem... mas eu não sabia o que. Na última terça-feira, eu cheguei do meu curso de inglês esgotada e me deitei as dez da noite. As onze acordei com uma dor terrível nas costas e abdomem do lado direito. Mal conseguia me mover! Não tinha posição confortável. Ainda relutei um pouco em ir ao hospital (acho que por medo de todas as histórias que já escutei aqui), mas quando a dor se tornou insuportável, cedi aos apelos do Heri e fomos ao hospital mais próximo de casa (temos um ha menos de 1km). 
Sempre ouvi falar muito mal do sistema de saúde daqui... Mas, até então, minha experiência se resumia em esperar 5 horas na clínica sem hora marcada (quem conhece o GOT, em Santo André, pode ter uma idéia do que é isso... rs) ou 4 meses para poder passar com um ginecologista. Nada urgente. Até a madrugada de quarta-feira.
Cheguei ao hospital à meia-noite. Havia umas 30 pessoas na sala esperando atendimento médico. Mas antes, passa-se pela triagem com a enfermeira e, para minha sorte, só havia 4 pessoas na minha frente. Meia noite e quinze a enfermeira me chamou e constatou o óbvio: eu não estava nada bem! Estou certa de que ela se convenceu disso principalmente quando eu avisei que ia vomitar.. hahahahaha. Foi o tempo de ela me dar um saquinho e eu vomitei pela primeira vez! 
Daí ela me encaminhou para uma sala, me passando na frente de todas as pessoas que estavam na sala de espera. O médico ia me ver alí. Mas enquanto eu esperava, a dor foi aumentando. Pedi para Heri me providenciar outro saquinho, porque eu ia vomitar outra vez. E assim foi! Quando o médico chegou, eu vomitava pela terceira vez e nem vi o rosto dele. Ele apertou minhas costas enquanto eu tava com o saquinho na boca (ahahahahahahaha, rio agora, imaginando a cena) e disse que achava que era pedra no rim. Chegou uma maca e me levou para enfermaria. 
Na enfermaria uma enfermeira (ou seria açougueira???) me deixou o braço direito e a mão direita todos roxos, de tantas picadas que me deu, sem encontrar nenhuma veia. Só não quis xingá-la porque a dor nas costas era muito maior do que a do braço ou da mão. Mas ela teve o bom senso de chamar outro enfermeiro, que acertou a veia na primeira tentativa e quase nem doeu! Esse enfermeiro das mãos de anjo me aplicou morfina e a dor foi embora. E junto com a dor, foi embora toda a sensibilidade do corpo. Que horrível!!!! Mas, bem, melhor isso do que a dor... Acordei as 2 da manhã, com uma secura incrível na boca (efeito da morfina) e o pensamento de como seria bom uma água de coco geladinha!!!
As 3 da manhã me levaram para fazer uns raios-x e as cinco vieram avisar que iam fazer uma tomografia pela manha para saber o tamanho da pedra. E, por isso eu não poderia tomar café da manhã. A sede já tinha passado mesmo, então não havia problema!!!
As 10h me levaram para fazer a tomografia e o diagnóstico veio duas horas e meia depois: uma pedra de 4mm no rim direito (na verdade, ela já saíu do rim, mas ainda não foi completamente expelida, e por isso eu tinha tantas dores) e outra de 3mm no rim esquerdo. Essa última está quietinha e espero que nunca queira sair dalí.
Me serviram o almoço e uma hora depois me deixaram ir embora, juntamente com o encaminhamento para um urologista, uma receita médica e um pedido de afastamento de 3 dias do trabalho.
Aí eu penso: eu teria sido atendida assim no Brasil? Se fosse num hospital particular, talvez eu teria sido atendida melhor. Eu disse TALVEZ. E o que dizer se tivesse sido num hospital público?? A gente vê cada absurdo nos jornais! Mas não vou emitir minha opinião aqui porque eu nunca precisei usar o atendimento da saúde pública no Brasil. Só posso dizer que me surpreendi com o atendimento aqui e fiquei muito contente em conhecer a estrutura do sistema de saúde do Québec (apesar dos pesares... rs).

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bueno que todo salio bien, bueno, no todo, aun queda otra piedrinha jeje.
Un abrazo, saludos.
Lalo

Glauce Fleury disse...

menina do ceu... e vc não conta nada???