Como todos aqui sabem (se não forem todos, ao menos a grande maioria sabe) sou uma lingüista e, como tal, apaixonada pelas palavras. Gosto de saber a etimologia e significado das mais variadas palavras, mas, principalmente, daquelas que usamos no dia-a-dia, sem refletirmos sobre seu significado.
Hoje eu fiquei com vontade de estudar um pouquinho a palavra amor.
Amor é um substantivo masculino que vem do latim amor e, na nossa língua, pode ter inúmeros significados. O dicionário de língua portuguesa Aurélio nos oferece mais de 10 significados para amor. Dois deles me chamam a atenção e são, em certa medida, opostos. Um diz de um "sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa". O outro diz "paixão". O primeiro significado parece ser bem esclarecedor... E aí descubro que o que eu acho que é "gostar" é, na verdade, "amar". E penso, então, que amo um montão de gente!
Agora, em relação ao segundo significado, a "paixão", acabo ficando um pouco confusa. Amor não pode ser igual a paixão. Alguém aí já se perguntou o significado de paixão? Já foi ao dicionário etimológico para saber de onde vem essa palavra? Imagino que não... imagino que a única doida que faz isso por aqui sou eu. Então vamos lá: parece não haver um consenso sobre a origem da palavra paixão. Uns dizem que ela veio do latim passione. Outros, que veio do grego pathos. Qualquer que seja sua origem, fica claro que a paixão não é lá um sentimento muito nobre. Passione significa sofrimento. Pathos significa doença.
Amor = sofrimento??? Amor = doença??? Estranho pensar isso, não? Não quero dizer que quem ama, de verdade, não sofra. Sofre sim! Mas não acho que isso esteja relacionado ao amor. Nós podemos sofrer por não sermos correspondidos no amor. Mas penso que esse sofrimento está muito mais ligado ao nosso egocentrismo do que ao amor de fato.
Amor não traz sofrimento. O amor se apresenta como um doce habitante do coração, da alma. Se não é assim, o sentimento pode receber qualquer nome, menos amor!
3 comentários:
Evelin, resumindo tdo e qq comentário q poderia deixar, simplesmente AMO VOCÊ, este sentimento q utrapassa tipo sanguineo, raça, crença, q une pessoas tão diferentes, bjão gatinha
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need
(THE BEATLES)
olhaa.. não tinha parado pra pensar nisso...
Postar um comentário