Como já é de conhecimento de muitos (pelo menos é de conhecimento dos mais próximos), caso-me este ano. E como também muitos já sabem, foi uma novela para conseguir que a Igreja Católica aceitasse realizar meu casamento. Bem, obstáculos superados à parte, esse fim de semana Heri e eu fizemos o curso de noivos. Ou, como se chama aqui em Montréal, "la session de préparation au mariage". Esse curso, no Brasil, tem duração de algumas horinhas apenas, mas em Montréal ele dura dois dias e meio. E custa oito vezes mais.
Bem, vamos ao que interessa. Não tinha exatamente uma idéia de como seria esse curso. No Brasil mais ou menos eu sei como é, porque minhas irmãs fizeram, mas em Montréal eu não conheço ninguém que tenha feito.
Eu já tinha lido que em Montréal as pessoas não tem o hábito de se casarem na igreja. Então fui preparada para encontrar um curso "às moscas". Heureusement, eu estava enganada. O curso de fim de semana contou com 24 casais. Para começar, fomos divididos em tres grupos e cada grupo era coordenado por um casal.
Na sexta-feira, o tema do encontro era "projeto de vida e os valores". Foi um tema legal para pensar e, literalmente, colocar na ponta do lápis tudo o que pensamos sobre o casamento e sobre o futuro marido (ou sobre a futura esposa, no caso dele). Foi legal também para especificar quais valores são importantes para mim e quais são importantes para ele (e combinamos em 70% dos valores!!!). Cabe dizer que a sexta-feira foi o dia mais desanimado... Depois de sexta, pensei "chega logo domingo a noite!!!". Mas sábado e domingo foram bem mais agradáveis e passaram correndo!
Sábado teve como tema "A comunicação do casal". Nesse dia falamos sobre nossos desejos e necessidades, sobre o que estamos dispostos a fazer para evitar os desentendimentos. Neste dia aprendemos que é bobagem dizer "nós nos casamos", porque o casamento não é onde nos doamos um ao outro uma única vez... Casamento é se doar todos os dias!
No domingo discutimos sobre "Negociação". Na minha opinião foi o dia mais legal! Me dei conta de como é minha maneira de nogociar as coisas e percebi que preciso melhorar muito... rs! Mas o mais legal desse dia, foi o trabalho que fiz com Heri, no qual colaboramos, compartilhamos e, mesmo sem poder trocar uma palavra com ele, complementamos um o trabalho do outro. Me senti super feliz!
O dia terminou com uma missa bonita e os votos de um feliz casamento pra nós.
ADOREI!!!
E, agora, que venha o casamento!!!
Um comentário:
Chérie!
Não sabia que você tinha um blog!
Adorei seus escritos! Principalmente aqueles que falam da nossa época lá em Montréal. Que bons tempos né?
Mas sem dúvida são melhores os tempos agora e, a partir de 25 de junho, melhores aindaa!
Não vemos a hora!
Um beijo enorme da sua madrinha de casório(ai que chique!!)
Vanessa
Postar um comentário