segunda-feira, 10 de maio de 2010

Processo Québec: O início

Primeiro um maravilhamento (isso existe?). E, depois, uma inquietação. Isso aconteceu há pouco mais de um ano, quando estive em Montréal. Aí comecei a remoer a idéia tentadora de me mudar pra lá: salários generosos (na verdade, justos), segurança incomparável, cultura acessível à todos, bons transportes. Isso (como se fosse pouco) aliado ao fato do homem que amo já ser residente canadense, me encheu de coragem para entrar com o pedido de imigração ao Québec.
Depois de muito pesquisar e muito ler, preenchi os formulários necessários, fotocopiei os documentos que tinha em mãos e enviei pro Brasil. Lá (ou aí, rs) meus pais juntaram os documentos faltantes e, no final de abril, meus documentos foram enviados ao Escritório do Québec em São Paulo. Dois dias depois, o escritório descontou a taxa de avaliação no meu cartão de crédito e, uma semana depois recebi a primeira carta, na qual dizia que meu dossiê foi recebido e seria analisado. Hoje, 12 dias depois de enviar os documentos, recebi uma segunda carta, dizendo que meu processo foi analisado e aprovado e que, brevemente, serei convocada para uma entrevista. A carta termina com uma ameaça (hahaha, isso é paranóia de candidata à imigração): dedique-se ao estudo do francês, pesquise sobre mercado de trabalho e vida no Québec para a entrevista. Bom, brincadeiras a parte, pelo menos eles dizem o que preciso saber para o dia da entrevista.
Ainda assim, to ansiosa pra caramba! Tenho medo de que essa entrevista seja marcada numa época em que estou fora do Brasil e não possa retornar... Tenho medo das possíveis perguntas em inglês... Tenho medo de paralisar na hora... Enfim, to cheia de medos e ansiedades. Mas agora é hora de arregaçar as mangas e estudar bastante. Estudar francês, inglês e me informar ao máximo sobre o Québec. Sei que essa é uma preparação pra entrevista, mas que será válida pra minha vida lá no país da folhinha!
Um pedido: façam figas, rezem, enfim, torçam por mim!!!

7 comentários:

Glauce Fleury disse...

adoro o Canadá, talvez como vc... já quis imigrar, talvez como vc... mas nunca estive em Montreal como vc... mas amei Vancouver, amei um canadense e amei saber que temos tanto em comum.
beijo pra vc.

Nanda e Junior disse...

Que bom Evelin quem sabe nossa entrevista não seja na mesma semana, estamos na ansiedade também mas confiantes que o tempo de Deus não é o nosso e a sua vontade é a mais perfeita e agradável...
Estamos na torcida por vc também!!!

Unknown disse...

Torcendo muitooooo!!!

Camila disse...

é claro Tesser! Não precisa nem pedir, estamos sempreeeee torcendo por você!!! Confia, porque mais uma vez, TUDO VAI DAR CERTO! SUPER BEIJO E SUPER SAUDADES =)

merciquebec disse...

Hey Evelin, cheguei aqui através do timeline!! Bienvenue ao time da espera, vai dar tudo certo!! bjoka, bom fim de semana, elen=0)

Nanda e Junior disse...

Nossa Evelin que ânimo vc nos deu, estamos anciosos mas não tensos, é só estudar e confiar em Deus.
Valeu, Abraço!

Anônimo disse...

Ola Evelin,

Nossas datas de inicio de processo estão bem parecidas queria saber se você já recebeu o tão esperado email de convocação, caso não gostaria de saber qual sua expectativa para isso. Obrigado
Eduardo